Entre em
Contato:
Madeiras para Carpintaria e Marcenaria: Existe Diferença?
Vamos começar pelo fim. Qual a diferença entre as madeiras para carpintaria e para marcenaria? Nenhuma. Na verdade, o mesmo tipo de madeira pode ser usado em ambos os trabalhos. Continue a leitura abaixo descubra o porquê…
Aqui na Madeireira Cedro você encontra as melhores madeiras do mercado. Possuímos um vasto estoque para realizar projetos sob medida: produtos em dimensões fora do padrão para pronta-entrega!
Entre em contato para pedir um orçamento de madeiras para carpintaria e marcenaria. Nossa equipe retorna o seu contato rapidamente para poder calcular o melhor preço.
A Carpintaria: Trabalho Estrutural com Madeiras
O carpinteiro é aquele profissional que, em geral, lida com madeiras de grandes dimensões. O seu espaço de trabalho costuma ser ao ar livre, exigindo bastante esforço físico. Afinal, o objetivo da marcenaria é construir estruturas de sustentação através da madeira bruta!
A carpintaria entra em diversos momentos da construção civil, como na colocação de vigas estruturais, por exemplo. O carpinteiro também entra no trabalho da madeira para a fabricação da estrutura de navios.
A Marcenaria: Trabalho Mais Artístico com Madeiras
Por outro lado, o marceneiro é um profissional que lida com madeiras de dimensões menores. O seu espaço de trabalho costuma ser fechado, exigindo muita paciência. Afinal, a marcenaria é uma atividade mais artística e artesanal, que visa a transformar a madeira em decoração!
A marcenaria também pode entrar em diversos momentos da construção civil, como na colagem e acabamento final de um piso de madeira, por exemplo. O principal trabalho do marceneiro é a fabricação de móveis e artigos decorativos em madeira.
Podemos comparar a carpintaria à engenharia, por outro lado, a marcenaria pode ser comparada à arquitetura. Quer dizer, o carpinteiro e o engenheiro se preocupam com a estrutura. O marceneiro e o arquiteto pensam na beleza e no uso.
Qual Madeira Escolher em Cada Caso?
Agora que você viu a diferença entre a carpintaria e a marcenaria, fica fácil entender que a mesma madeira pode servir para ambos os tipos de trabalho. Na verdade, a escolha da madeira certa depende inteiramente do seu projeto!
➡ Descubra os Prós e Contras de Cada Tipo de Madeira!
Por exemplo, vamos supor que você quer fazer uma viga estrutural que se destaque em um espaço interior. A madeira precisa ser resistente e bonita. Nesse caso, você teria diferentes opções. A madeira roxinho seria uma opção bem chamativa. A madeira ipê, uma opção mais clássica. A madeira cambará, uma opção mais barata.
As mesmas madeiras citadas acima também podem ser usadas no trabalho de um marceneiro (na fabricação de portas, objetos decorativos, esculturas, etc). A escolha do tipo de madeira deve ser baseada no acabamento final que o marceneiro busca. Entre em contato com nossos especialistas se você ainda estiver com dúvidas sobre as propriedades de cada material.
Madeiras para Carpintaria e Marcenaria: Orçamento Online!
Já sabe o que você precisa em madeiras para carpintaria e marcenaria? Então peça agora mesmo um orçamento online na Madeireira Cedro. A gente entra em contato rapidamente para conhecer o seu projeto e calcular o melhor preço do mercado:
Procurar postagem
Categorias
Postagens recentes
- Confira 7 Móveis para Varanda Gourmet!
- Lago Ornamental: o que é, como fazer + 6 ideias incríveis!
- Armário de banheiro planejado: 9 designs para seu projeto!
- Escrivaninha de Madeira: 9 ideias inspiradoras
- Bar em casa: 10 ideias para seu projeto personalizado
- 9 Itens de decoração para sala: mais aconchego e personalidade!
- Armário pequeno: 9 ideias para cozinha, quarto e banheiro
- 8 ideias incríveis para Portas de madeira com vidro para sala
- Closet feminino: o que considerar + 7 ideias com fotos
- Decoração de sala pequena: 8 dicas para você aproveitar o melhor do seu espaço