Entre em
Contato:
Conheça a Elegância da Madeira Jacarandá
Conhecida pela sua resistência e alta durabilidade natural, a madeira jacarandá é considerada luxuosa, rara e cara! Confira abaixo toda a elegância do jacarandá, sua origem, características e ideias para seu projeto!
Precisa de madeiras da melhor qualidade para seu projeto? Aqui na Madeireira Cedro você encontra madeiras em diversas medidas para pronta-entrega:
Você pode gostar de ler:
➡ Jequitibá: Madeira Nobre de Fino Acabamento!
➡ Descubra o que é madeira de lei: espécies e preço
➡ Existe diferença nas madeiras para carpintaria e marcenaria?
Origem do Jacarandá
Jacarandá é o nome de um grupo de árvores do gênero Dalbergia encontrado no Brasil.
A espécie mais conhecida é a jacarandá-da-baía (dalbergia nigra), que pode chegar até 12 metros de altura. Tem ocorrência na mata atlântica do sul da Bahia (por isso o nome) ao estado de São Paulo e é considerada a madeira mais valiosa e bela do país.
Ainda existem outras espécies conhecidas pelo nome jacarandá. É o caso do jacarandá-mimoso pertencente à família Bignoniaceae e encontrado em outros países além do Brasil, como Argentina e Bolívia.
O jacarandá-mimoso é uma árvore muito bonita e, por isso, bastante utilizada para paisagismo em geral.
Características da Madeira Jacarandá
A jacarandá é uma madeira de lei que foi muito explorada na época do Brasil Colonial. Hoje em dia, está protegida por leis ambientais e, por isso, é considerada uma madeira rara e cara. Conheça suas principais características:
✔Coloração com variação rica: do marrom-escuro ao marrom-rosado, sendo comum apresentar faixas contrastantes (padrões “teias de aranha”).
✔Madeira moderadamente pesada (densidade 0,87 g/cm³).
✔Muito resistente aos organismos xilófagos.
✔Longa durabilidade natural.
✔Fácil de ser trabalhada.
✔Acabamento impecável.
✔Sem odor ou sabor
Usos e Aplicações
Devido sua bela aparência e dureza do material, a madeira de jacarandá é bastante utilizada para fazer mobiliários de luxo e da melhor qualidade.
Um uso curioso do jacarandá é como adorno de joias! Também é aplicada em instrumentos musicais, folhas decorativas, assoalhos, portas, quilhas de barco, entre outros usos.
Instrumentos Musicais de Jacarandá-da-baía
Nas décadas de 1950 e 1960, essa madeira foi muito utilizada para escalas de guitarras e fundos de violões. Hoje em dia, instrumentos musicais de jacarandá-da-baía são muito valorizados! Essa madeira oferece uma sonoridade única, estando presente em instrumentos de estilo vintage considerados de altíssima qualidade!
Os pianos feitos de madeira jacarandá também são mundialmente famosos. Veja como essa madeira confere uma beleza única para o instrumento:
Assoalho de madeira Jacarandá
Por se tratar de madeiras resistentes e duras, a jacarandá é uma ótima escolha para assoalhos. Por ter uma beleza única, proporciona elegância e sofisticação a um ambiente. Confira:
Móveis de Luxo de Jacarandá
O jacarandá é uma madeira bastante resistente e durável. Somando isso a sua beleza elegante e a um acabamento incrível, temos a combinação perfeita para móveis da mais alta qualidade em ambientes vintage ou moderno!
Onde Comprar Madeira de Jacarandá?
Aqui na Madeireira Cedro nós temos um vasto estoque de madeiras, tanto em medidas padrões como em tamanhos especiais. Solicite um orçamento online SEM COMPROMISSO pelo botão abaixo, nossa equipe retorna rapidamente.
✅ Produtos Sob Medida para Pronta-Entrega
✅ Madeiras Certificadas Pelo IBAMA
✅ Atendimento Personalizado
Procurar postagem
Categorias
Postagens recentes
- Confira 7 Móveis para Varanda Gourmet!
- Lago Ornamental: o que é, como fazer + 6 ideias incríveis!
- Armário de banheiro planejado: 9 designs para seu projeto!
- Escrivaninha de Madeira: 9 ideias inspiradoras
- Bar em casa: 10 ideias para seu projeto personalizado
- 9 Itens de decoração para sala: mais aconchego e personalidade!
- Armário pequeno: 9 ideias para cozinha, quarto e banheiro
- 8 ideias incríveis para Portas de madeira com vidro para sala
- Closet feminino: o que considerar + 7 ideias com fotos
- Decoração de sala pequena: 8 dicas para você aproveitar o melhor do seu espaço