Entre em
Contato:
Como Combinar Tons de Madeira? 5 Dicas Infalíveis!
A madeira é um material muito versátil, que pode ser combinado de diferentes maneiras num mesmo ambiente. E a verdade é que não existe uma fórmula mágica quando se trata de combinar os tons de madeira na decoração. Mas algumas dicas são infalíveis para garantir um ambiente harmonioso e de bom gosto!
Antes de continuar a leitura, descubra o melhor custo-benefício para seu projeto com as nossas madeiras. Aqui na Madeireira Cedro você encontra madeiras de diferentes tons, texturas e medidas para atender as necessidades do seu projeto.
Você pode gostar de ler:
➡ Projetos Incríveis de Madeiras Rústicas dentro de casa
➡ Ideias Inspiradoras para escolher Portas de Madeira
➡ Terraços de Madeira feitos sob medida para te inspirar
1 – Escolha um Tom de Madeira Dominante
Escolher um tom de madeira predominante como ponto de partida, com certeza, vai ajudar a escolher outras tonalidades para a composição. Uma dica é que se o piso do cômodo for de madeira, escolher essa tonalidade como a prevalente. Caso não seja, outra ideia é escolher a maior mobília do ambiente.
Assim, você precisa manter esse tom de madeira predominante na sua cabeça quando embarcar na jornada de combinação de tons de madeira.
2 – Utilize tons de madeira semelhantes
Os tons de madeira variam, mas geralmente, eles se enquadram num dos dois grupos: tons quentes ou frios. Assim, combinar o ambiente com madeiras de tons parecidos evitará que o cômodo pareça desconectado.
Exemplos de tons quentes:
Exemplos de tons frios:
Assim, preste atenção se o seu tom dominante está mais próximo do lado mais quente ou frio, e fique na mesma família para criar uma composição coerente.
O total de espécies de madeira num mesmo cômodo também deve ser analisado. No geral, 3 tons de madeira em um mesmo espaço é aceitável, desde que as partes individuais compartilhem uma forma ou estilo similar.
Com a exceção de um espaço extraordinariamente grande com “zonas” diferentes, colocar muitas espécies de madeira na combinação pode deixar o ambiente com um visual caótico e desarticulado.
➡ Conheça as características de inúmeros tipos de madeira
(Blog da Madeireira Cedro)
3 – Jogue com Contraste
Muitas vezes, ao invés de tentar misturar tons de madeira semelhantes, o melhor a fazer é o oposto: apostar no contraste! O contraste irá adicionar um visual interessante com peças que se complementam. A cozinha acima, por exemplo, contrasta várias cores e texturas de madeira, garantindo um visual luxuoso e elegante!
Em alguns casos, os móveis podem ficar apagados se estiverem sobre um piso de madeira numa tonalidade parecida. Assim, jogar com o contraste, combinando móveis e paredes de cores claras com piso de cor mais escura (ou vice-versa) pode ser a escolha perfeita!
4 – Crie Harmonia a partir dos detalhes
Se o seu cômodo conta com diversos tons de madeira por todo o lado, pode ser útil criar a ideia de continuidade com acabamentos em tonalidades parecidas. Veja a sala abaixo, na qual a maioria dos acabamentos são matte ou casca de ovo. Isso faz o ambiente parecer unido apesar do alto contraste entre os tons de madeira!
Você também pode escolher uma cor mais chamativa, amarrando os diferentes acabamentos e estilos com uma cor de destaque. No projeto abaixo, os acessórios como almofadas, abajures e bancos criam um fluxo harmonioso no cômodo através da cor vermelha.
5 – Use um Tapete como elemento de ligação
Um tapete pode ser a aposta certa em diferentes situações na hora de combinar tons de madeira. Por exemplo, quando os móveis e o assoalho de madeira têm um tom bastante similar, um tapete em cor contrastante tira o efeito desbotado que os móveis adquirem em contato com um piso de cor parecida.
Na sala abaixo, o piso e os bancos possuem tonalidades bem semelhantes. Mas com o tapete persa azul e vermelho no meio, os dois bancos com pernas em X (lado direito da imagem) ganham destaque no cômodo!
O tapete também pode trazer o efeito contrário. Num ambiente com muitas pernas em vários tons de madeira, esse acessório ajuda a criar uma transição suave entre os móveis e o assoalho de madeira.
Gostou das nossas dicas de decoração com tons de madeira? Aqui na Madeireira Cedro nós temos madeiras sob medida certificadas pelo IBAMA para pronta-entrega. Peça um orçamento online e aposte no seu projeto:
Procurar postagem
Categorias
Postagens recentes
- 7 Tipos de peças de madeira e suas diferenças
- Arara de roupas: 8 designs incríveis para seu quarto!
- Wood Frame: o que é, vantagens e exemplos
- Porta de madeira sob medida: quando usar, vantagens e ideias incríveis!
- Mesa de jantar pequena: 9 inspirações incríveis!
- Quarto Montessoriano: benefícios e como decorar para seu bebê
- 9 Tipos de fechadura para porta de madeira
- Nicho de madeira para banheiro: 10 ideias elegantes!
- Cabanas de madeira: modelos e dicas de decoração!
- Cantinho da leitura: 10 ideias em madeira!