Entre em
Contato:
Quarto Montessoriano: benefícios e como decorar para seu bebê
Um quarto montessoriano é decorado seguindo a ideia de que as crianças aprendem melhor fazendo algo. De acordo com essa filosofia, isso ajuda a criança a desenvolver habilidades de liderança, responsabilidade e independência.
Continue a leitura e confira tudo sobre o assunto, assim como ideias para seu espaço montessoriano.
Na Madeireira Cedro contamos com um vasto estoque de peças de madeira para seu projeto sob medida. Solicite seu orçamento online, logo respondemos sua mensagem.
Você também vai achar interessante:
➡️ Tipos de fechaduras para porta de madeira
➡️ Nichos de madeira elegantes para banheiro
➡️ Cantinho da leitura: 10 ideias em madeira

O que é um quarto Montessoriano?
A filosofia montessoriana, desenvolvida pela educadora Maria Montessori, incentiva a criatividade e independência das crianças desde muito cedo.
É bastante difundida em escolas públicas e particulares do mundo todo, mas também pode ser expandida para dentro de casa. Afinal, é nesse ambiente que as crianças costumam passar a maior parte do tempo.
Por isso, a montagem e decoração de um quarto seguindo a filosofia de Montessori traz inúmeros benefícios para os pequenos.
Benefícios para a criança
Como esse é um método focado no desenvolvimento da criança, há múltiplas vantagens em apostar nele para o quarto infantil. Veja as principais:
✔️inspira o pensamento crítico, permitindo que seu filho tome decisões por si mesmo;
✔️desenvolve habilidades motoras através do uso de diferentes ferramentas fornecidas no ambiente;
✔️ensina sobre organização, ordem e disciplina por causa da falta de desordem em que se concentra;
✔️fornece um senso de autoridade e independência.

Qual a melhor idade para um quarto montessoriano?
Um bebê recém-nascido já pode aproveitar os benefícios de um quarto montessoriano. Porém, para garantir uma maior segurança para o bebê, talvez você prefira apostar nesse método (especialmente no que diz respeito à troca do berço pela cama) após os 8 meses ou um ano de vida do seu filho.
O cômodo montessoriano continua proveitoso para crianças de até 6 anos, já que é nessa fase que elas começam a criar senso de independência para realizar tarefas do dia a dia.
Como montar um quarto montessoriano?
Ao buscar desenvolver a autonomia da criança, o quarto montessoriano precisa ter alguns elementos que ajudem nessa empreitada. Entretanto, toda a montagem e decoração do cômodo deve ser feita garantindo a segurança da criança! Abaixo você confere 6 dicas para montar esse espaço de modo seguro, inteligente e criativo.
1 – Troque o berço por uma cama montessoriana

De modo geral, o berço restringe os movimentos da criança e a deixa dependente da vontade dos pais para acordar e dormir — uma decisão que deve ser da criança, de acordo com o método montessoriano.
Dessa forma, uma cama no chão (que na maioria das vezes é um colchão no chão) é praticamente o principal elemento do quarto montessoriano. Enquanto alguns defendem que você pode fazer a troca assim que seu bebê estiver móvel, a maioria das marcas as comercializa para bebês maiores de dois anos.
Ao contrário dos berços, que exigem que os pais “administrem” os padrões de sono e despertar de seus filhos, uma cama de chão coloca a criança no comando, permitindo mobilidade e independência. Ela pode sair e voltar para sua cama como quiser e sem a ajuda de outra pessoa.
A ideia é que essa liberdade de movimento eventualmente ensine às crianças a liberdade de pensamento. Quando acordam, elas gravitam em direção ao item do cômodo sobre o qual estão mais curiosos, fazendo descobertas e explorando à medida que avançam.
Para evitar a friagem do chão, opte por uma base de madeira para a cama montessoriana. Você também pode fazer um projeto com design exclusivo, desde que mantenha a cama baixa.
Não se esqueça de colocar um portão para bebês na porta para restringir o acesso apenas ao quarto.

2 – Torne as coisas acessíveis
Se a ideia é oferecer independência para a criança fazer as coisas, os elementos do quarto montessoriano devem estar no nível dos olhos do pequeno. Ele precisa ser capaz de explorar e interagir com o que está ao seu redor.
Por isso, opte por móveis infantis sempre que possível. Uma dica é fazer as peças sob medida para seu filho.

3 – Coloque um espelho
Ver seu próprio reflexo faz com que a criança se perceba como um indivíduo único, que não faz parte da mãe ou do pai. Nesse sentido, um espelho colabora muito para essa percepção.
Além disso, ter uma área para que a criança possa se arrumar, ajuda no senso de autonomia e responsabilidade. Uma bela moldura de madeira ajuda a manter um tom caloroso, relaxante e aconchegante na decoração.

4 – Guarda-roupas
Nada de gavetas altas e nichos difíceis de ver num quarto montessoriano. Se isso não for possível, você até pode manter o guarda-roupa tradicional, mas pense na possibilidade de ter uma arara de roupas para que o pequeno escolha as roupas com autonomia na hora de sair.

5 – Estimule brincadeiras
Segundo o método Montessori, as crianças devem ter à sua disposição brinquedos educativos e interessantes. Contudo, cuidado para não estimular demais o ambiente, pois uma criança que não sabe com o que brincar não brinca com nada.
Assim, em vez de abarrotar cestas e prateleiras com brinquedos e livros, escolha os favoritos de seu filho e disponha em estações temáticas pelo quarto.
Invista em prateleiras de madeira baixas e resistentes e evite telas no quarto. Alterne os brinquedos e livros de tempos em tempos para que seu filho tenha sempre algo novo e emocionante para capturar sua atenção e imaginação!

6 – Mantenha a decoração simples
Se seu objetivo é promover a independência, é importante manter as coisas simples e fáceis de gerenciar. O quarto do seu bebê deve ser um lugar relaxante, onde seu filho possa se sentir em casa e no controle. Pense em tons neutros e suaves, como branco, aqua ou verde, e tenha cuidado ao introduzir elementos estampados.
Isso ajuda a chamar a atenção para qualquer arte (ou fotos de família), mas também dá suporte a um ambiente descontraído. Lembre-se: seu filho é “dono” do espaço, você é apenas quem o configura para ele.
Mantenha a desordem ao mínimo e escolha acessórios que também sirvam de brinquedos, como um belo ábaco de madeira.

Transição da primeira infância para a segunda
Conforme a criança amadurece, seu mundo se expande para além do quarto. A alimentação, por exemplo, ocorrerá na cozinha ou na sala de jantar. E o movimento e a brincadeira se estenderão até a sala e o quintal.
Nesta fase, o quarto fará a transição para um lugar principalmente para se vestir e dormir. As crianças ainda podem desfrutar de seu quarto como uma pausa para leitura, exploração e brincadeiras, mas logo descobrirão que esse cômodo é só uma parte da casa.

Se você precisa de madeira para seu projeto de quarto montessoriano, pode contar com a Madeireira Cedro. Somos especialistas em madeiras para projeto sob medida. Solicite seu orçamento, em breve um de nossos representantes retorna seu contato para conversar sobre suas necessidades.
Procurar postagem
Categorias
Postagens recentes
- 7 Tipos de peças de madeira e suas diferenças
- Arara de roupas: 8 designs incríveis para seu quarto!
- Wood Frame: o que é, vantagens e exemplos
- Porta de madeira sob medida: quando usar, vantagens e ideias incríveis!
- Mesa de jantar pequena: 9 inspirações incríveis!
- Quarto Montessoriano: benefícios e como decorar para seu bebê
- 9 Tipos de fechadura para porta de madeira
- Nicho de madeira para banheiro: 10 ideias elegantes!
- Cabanas de madeira: modelos e dicas de decoração!
- Cantinho da leitura: 10 ideias em madeira!